Beach Tennis é um esporte que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Criado lá na Itália nos anos 80, essa modalidade mistura elementos do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, e tem regras e práticas que vêm mudando com o tempo.
Hoje em dia, o Beach Tennis já é praticado por mais de meio milhão de pessoas em todos os continentes do mundo, independentemente da idade e do sexo.
Aqui no Brasil, ele chegou em 2008, no Rio de Janeiro, e logo se espalhou por outras cidades litorâneas do país.
O esporte também se tornou bastante popular em cidades não praianas, como Sâo Paulo, Brasília e Belo Horizonte.
Algumas das cidades onde o Beach Tennis é mais praticado são Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo.
De acordo com a Federação Internacional de Tênis (ITF), o Brasil é atualmente a segunda maior potência do mundo nesse esporte, ficando atrás apenas da Itália, onde ele foi criado.
Atualmente, a Confederação Brasileira de Tênis é a entidade responsável por regular o Beach Tennis no Brasil.
Apesar de relativamente novo no país, o esporte já conquistou diversos resultados expressivos, como o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna (2008), o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba (2010), além de vários títulos em campeonatos Sul-Americanos, Pan-Americanos e Mundiais.
O Beach Tennis tem se tornado tão popular por aqui por ser um esporte fácil de se aprender e muito divertido, mesmo para quem nunca jogou antes.
Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar a saúde e a forma física.
Entre os pioneiros da modalidade no Brasil está a tenista Joana Cortez, bicampeã pan-americana de tênis.
Ela conquistou seu primeiro torneio em Nova York em 2010, tornando-se a primeira atleta “não italiana” a alcançar o primeiro lugar no ranking mundial. Outro grande nome é Vinícius Font, também do Rio de Janeiro, que já chegou ao posto de número um.
O primeiro torneio de Beach Tennis realizado no Brasil aconteceu em Florianópolis, em dezembro de 2010, com a participação de 36 tenistas. Na semana seguinte, o Rio de Janeiro sediou o segundo campeonato.
Desde então, o esporte se tornou uma verdadeira febre por aqui, e a Confederação Brasileira de Tênis estima que atualmente existam cerca de 1,1 milhões de praticantes em todo o país.
Fonte: Confederação Brasileira de Tênis