Após surgir na Itália na década de 80, o Beach Tennis tem impactado cada vez mais vidas.

Há muitas perguntas para quem quer iniciar: uma das perguntas mais feitas para o iniciante do esporte, é como escolher e melhor raquete.

O fato é: o esporte já ganhou um lugarzinho especial no coração dos brasileiros. Até porque é super fácil praticar ele: precisa apenas de duas raquetes, uma bola e uma rede.

Assim, o beach tennis estourou de vez em 2008 e segue em pleno crescimento até hoje. 

Não é por menos que a Federação Internacional de Tênis (ITF) previu que ele será o esporte de raquete mais praticado do mundo até 2024.

E para te ajudar a ficar por dentro, preparamos este manual prático para você tirar suas dúvidas e saber como escolher raquete de beach tennis.

Nível de experiência

Um dos pontos que irá influenciar no momento da escolha da raquete é o seu nível de experiência.

Afinal, os objetivos e necessidades de cada praticante são muito diferentes.

Além disso, ter a raquete ideal é o primeiro passo para evitar lesões graves.

Então nada de sair pulando etapas: vem conhecer nossas recomendações para cada perfil de jogador!

Iniciante

Todo bom iniciante de beach tennis deve começar pensando em como passar a bola com sucesso para o outro lado da rede.

Coisas como potência e controle ainda não são focos, uma vez que não possuem técnicas apuradas para isso.

Então, se você está começando agora, dê preferências para raquetes mais leves, curtas e baratas até pegar o jeito (e gosto) da coisa.

Uma opção que indicamos para os iniciantes é a Raquete de Beach Tennis Fibra de Vidro Acte BT595

Intermediário

Já para quem está há mais tempo jogando, já se arrisca colocar potência e precisão em seus movimentos. As necessidades são completamente diferentes dos iniciantes.

Tente comprar raquetes com uma cabeça maior, mais pesada e de materiais menos flexíveis. Assim, você terá uma performance muito mais proveitosa.

Um modelo indicado é a Raquete de Beach Tennis Lightning Bolt Black Edition 3k Full Carbon

PROMOÇÃO
Raquete de Beach Tennis lightning bolt BLACK EDITION 3k Full Carbon, Multicor, Unico
10 Avaliações
Raquete de Beach Tennis lightning bolt BLACK EDITION 3k Full Carbon, Multicor, Unico
Apesar de não vir com uma capa protetora, ela conta com furos para melhor aerodinâmica, ótima ergonomia e cabo longo. Perfeita para quem quer investir nesse esporte.

Avançado

Por fim, para aqueles buscando efeitos e potência, modelos com superfícies irregulares e mais pesados não podem ficar de fora.

Além disso, o maior peso na cabeça da raquete é indicado para dar um boost na potência de suas rebatidas.

Para quem busca equilibrar controle e potência, nosso favoritismo vai para a Raquete de Beach Tennis Power Pro 1.0 BT da Drop Shot

Fatores importantes

 No entanto, não é todo mundo que se encaixa nessas três categorias.

Às vezes você quer se especializar em alguma característica. Por isso, vamos te ensinar, passo a passo, como escolher a sua raquete de beach tennis ideal.

Antes de qualquer coisa, pense na posição em que você quer jogar – em dupla ou sozinho – e qual o seu objetivo com a prática. Dessa forma, vai ficar muito mais fácil ver o seu match.

1.   Peso

O peso é o principal fator que influenciará a potência da sua rebatida. Dessa forma, quanto mais pesada for a raquete, maior será a força.

No entanto, muito peso pode causar dois problemas: perder o controle da bola e gerar lesões no seu pulso.

Além disso, as raquetes de beach tennis, pelas normas da ITF, não podem passar dos 375 gramas.

Então se atente ao peso e escolha aquele que está no limiar do que consegue gerenciar.

2.   Comprimento do cabo

Quem pratica beach tennis há mais tempo já se acostumou a pensar na raquete como extensão do braço.

Então não é nenhum absurdo pensar que quanto maior for o comprimento, mais difícil será de controlar – mesmo compensando em potência. O inverso também vale: quanto menor o cabo, maior o controle, porém menor a potência.

3.   Espessura da raquete

A espessura é importante para a aerodinâmica, peso e flexibilidade da sua raquete. Mas de qualquer forma, o recomendado é optar por modelos acima dos 21 mm de espessura.

Para quem busca potência, vale a pena investir em modelos mais espessos. Porém, se o seu foco é o controle da bola, opte por raquetes mais finas.

4.   Quantidade de furos

Os furos tão importantes para a quebra da resistência do ar vão te auxiliar a ter maior agilidade. Para aqueles que praticam o esporte ao ar livre, usar raquetes com 60 furos é o indicado.

Porém, lembre-se: quanto mais furos, menos potência você terá. Faça um balanço e encontre a quantidade ideal para você.

5.   Material

 Outro fator decisivo para o peso e flexibilidade da raquete é o material do qual ela é constituída. As mais populares são de fibra de carbono, Kevlar e fibra de vidro. No entanto, algumas opções mais baratas são de plástico e de madeira.

a.    Fibra de carbono

Indicado para quem está começando a jogar, esse material lhe dará flexibilidade e controle. Já a potência e o peso da raquete ficam intermediárias. Vale a pena investir neste modelo se seu foco é controle da bola.

b.    Fibra de vidro

No entanto, dando mais controle ainda, a fibra de vidro confere flexibilidade e menos peso. Evitando lesões no pulso, será necessário fazer um pouco mais de força para alcançar a potência desejada com esse modelo.

6.   Superfície

Para quem já está avançado no beach tennis e quer começar a colocar efeitos em suas rebatidas, a superfície áspera é a indicada para você. Como esses modelos são mais caros, vale pegar o gosto pela coisa antes de investir neles.

Dicas gerais para iniciantes

1.   Evite afundar o pé na areia

A areia por si só já deixa a locomoção do beach tennis mais difícil do que em esportes de quadra. Dessa forma, se você “enterrar” seu pé, há muito mais resistência no momento de sair do lugar.

Agilidade é um ponto crucial do tênis de praia e obstáculos em seu caminho poderá atrasar muito seu sucesso.

2.   Treine o saque

Como a preocupação do iniciante é passar a bola para o outro lado, o saque é fundamental para quem está iniciando suas práticas em beach tennis. Desta forma, treine especialmente seu saque e tenha uma melhora significativa em sua performance.

3.   Mantenha a raquete alta

Como já dito, há uma rede suspensa para praticar beach tennis. Ela se encontra a cerca de 1,70 m do chão. Então, se você mantém a raquete alta, há mais chances de você conseguir rebater a bola.

4.   Aprenda a antecipar movimentos

Como dito anteriormente, a agilidade é essencial no beach tennis. Se você corre de um lado para o outro sem saber para onde a bola está indo, tem um gasto de energia desnecessário.

Dessa forma, é muito vantajoso aprender a antecipar movimentos e se posicionar corretamente na quadra.

5.   Priorize acertos seguros

  Mais uma vez: como iniciante, o seu foco deve ser passar a bola para o outro lado da quadra. Não arrisque maior potência e efeitos até ter essa parte dominada.

  Afinal, vale mais um acerto seguro do que um erro arriscado.

Perguntas frequentes

1.   Qual a melhor raquete para iniciante?

 Para iniciantes, a fibra de vidro é sem dúvidas o material indicado. Por possuir maior elasticidade, consegue absorver melhor a energia da batida e sobrecarrega menos o pulso.

Modelos que facilitem o saque com potência e extensão também são indicados para quem está começando.

Porém, no final, o importante é optar pelas mais baratas até ter certeza que você deseja seguir em frente com esse esporte.

2.   Como saber qual a melhor raquete de beach tennis?

A melhor raquete de beach tennis depende dos seus objetivos ao jogar a modalidade. No entanto, alguns parâmetros bons são optar por raquetes mais leves, com bom equilíbrio e de superfícies ásperas.

   Então, se você não sabe por onde começar, tente raquetes de fibra de vidro ou carbono, com equilíbrio entre cabo e cabeça com comprimentos mais curtos.

Na dúvida, consulte o nosso review das dez mais bem avaliadas raquetes de beach tennis.

3.   Para que servem os furos da raquete de beach tennis?

Como dito anteriormente, os furos auxiliam na aerodinâmica da sua raquete. Assim, ela quebra a resistência do ar gerando menor sobrecarga do pulso.

4.   Qual o tamanho da raquete de beach tennis?

As dimensões da raquete de tênis vão de 21 mm de espessura e variam de 47 a 50 cm de comprimento para adultos.

5.   Qual raquete de beach tennis é mais leve?

 Há muitos fatores que influenciam no peso. No entanto, usar raquetes com mais furos, feitas internamente de espuma solidificada, fibra de vidro, menos espessas e mais curtas vai te levar a um menor peso.

  • Raquetes com mais furo, material interno de espuma solidificada, fibra de vidro, mais curtas e menos espessas

6.   Como contar os pontos no beach tennis?

Parecido com o tênis, a pontuação escala de 15 para 30 e depois 40. No entanto, ao contrário do tênis, ao ter um empate 40 x 40 quem fizer o próximo ponto ganha o game.

7.   Quais as regras beach tennis?

 O básico que você precisa saber para começar a jogar é que a partida se desenvolve em três sets, no estilo melhor de três. Em cada um deles, ganha quem vencer 6 games ao fazer 4 pontos primeiro.

 Porém, as regras podem variar de acordo com a modalidade que você joga. Então vale a pena consultar o livro de regras da ITF

8.   Qual o peso ideal de uma raquete de beach tennis?

De acordo com a ITF, o peso indicado é de 320 a 340 g para adultos. No entanto, vale consultar seu professor ou vendedor especializado para saber qual é o seu limiar e evitar lesões.

9.   Qual melhor raquete de beach tennis custo benefício?

Contando com duas raquetes e uma bolinha, perfeita para aprendizes, o Kit de Raquetes Beach Tennis BTR 160 apresenta o melhor custo benefício. No entanto, não é indicado para jogadores mais experientes por ser feita de plástico.

10.Quantas calorias se queima em uma partida de beach tennis?

            Tendo em vista que uma partida dura em torno de 1h15min, os gastos calóricos para esse esporte podem chegar a 750 calorias por jogo.

11.Qual a diferença das raquetes de beach tennis?

As principais diferenças nas raquetes de beach tennis se encontram na especialidade que você gostaria de focar. Assim, peso, flexibilidade e material devem girar em torno do seu foco: agilidade, controle ou potência.

            Basta escolher a estratégia que mais lhe agrada e seguir ela.

12.Quanto ganha um jogador de beach tennis?

Muitos jogadores dependem de torneios para seus ganhos. Se você quiser investir em ser um jogador profissional de beach tennis o cenário é animador: é possível fazer até R$50.000,00 em um torneio nacional.

13.Pode molhar a raquete de beach tennis?

Apesar de não ter problema cair um respingo ou outro na sua raquete, é muito importante evitar a molhar. Isso porque o material interno pode estragar com o contato da água e comprometer a qualidade.

Então, assim que acabar uma partida, para lavar sua raquete, use água morna e seque ela imediatamente após com uma toalha. E não se esqueça de usar sua capa protetora para garantir a integridade do seu material.

14.Quais as melhores marcas de raquete de beach tennis?

  Há muitas marcas produzindo raquetes de beach tennis. No entanto, as mais conhecidas e confiáveis, tendo alta qualidade são a Drop-Shot, Vision e Shark.

Conclusão

Agora você já sabe por onde começar a procurar a sua raquete de beach tennis. Vale muito a pena praticar este esporte, promovendo saúde para além da diversão.

Você já pratica beach tennis? Compartilhe com a gente nos comentários!

Se você conhece mais gente que está em dúvida sobre como escolher a melhor raquete de beach tennis, mande este texto para ele.

Se quiser saber mais sobre o maravilhoso mundo do beach tennis, também vale ler nossas últimas postagens!

Categorias: Guia Completo

Fernando

Eu sou Fernando Todeschini, 46 anos e pai da Lu e do Gui. Comecei a jogar Beach Tennis quando a pandemia começou e nunca mais parei. Pelo menos, jogo umas 6 horas por semana (hahaha) Como pesquisei bastante, antes de começar a jogar nessa modalidade (antes eu jogaba tênis), tive a ideia de compartilhar minhas opiniões para ajudar os futuros jogadores de Beach Tennis!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.