E aí, galera! Tudo bem? No artigo de hoje, vamos analisar os diferentes tipos de saque no beach tennis.
O saque é um golpe muito importante, pois é ele que começa todo o ponto e quem saca bem consegue já ter uma boa vantagem para começar dominando o ponto e, com isso, tem mais chance de ganhar o ponto.
O que é importante é você ser um jogador com repertório variado.
Não adianta a gente ser previsível, senão fica mais fácil do adversário nos ler.
Então, nesse artigo, eu vou explicar as diferenças entre os saques e as vantagens de cada um, começando do mais simples ou mais avançado. Vamos lá!
Saque Chapado
O mais simples é o saque chapado. Ele também é chamado de flat e é um saque que a gente bate reto na bola, na cara da bolinha.
Por isso, é mais fácil, principalmente para os iniciantes aprenderem no começo.
Não adianta tentar aprender saques mais avançados com efeito enquanto você não tiver um saque de segurança regular.
As principais vantagens desse saque chapado é que ele vai te dar mais regularidade no jogo, porque é um movimento mais simples de executar.
A bola vai mais reta e gera mais potência porque ela encontra menos resistência no ar. Porém, conforme você for ficando mais avançado no jogo e quiser fazer um saque mais forte, mais rasante ou chapado, é mais difícil de fazer isso.
A bola muitas vezes acaba flutuando mais no chapado e também saque mais forte ela costuma sair mais no fundo da quadra porque ela não cria essa resistência no ar.
Saque Slice
O segundo tipo de saque é o saque com Slice, que é uma introdução ao efeito.
Slice é uma palavra do inglês que significa fatiar ou cortar a bola rapidamente.
É mais fácil que o saque com Spin, que é mais avançado.
O saque com Slice é mais fácil de fazer porque o lançamento é mais para frente e o ponto de contato é mais na frente também. É um saque que é mais fácil de se acostumar. As principais vantagens do saque com Slice já comparado com o saque chapado é que a bola já vai girar mais para o lado, dificultando a devolução do adversário. Também é um saque mais rasante, que vai acabar forçando o adversário a ver as bolas mais embaixo e acabar flutuando mais a devolução.
Saque Spin
O terceiro tipo de saque é o saque com Spin. Ele é um pouco mais avançado e gera ainda mais efeito que o Slice, dificultando ainda mais a devolução do adversário. É o saque que quase todos os profissionais usam no jogo porque você consegue gerar força e ao mesmo tempo ele te dá mais segurança e regularidade.
A desvantagem do saque com Spin é que é um movimento mais difícil de aprender no começo, pois é menos natural.
Por isso, eu recomendo começar com o chapado bem automatizado e até já saber dar um pouquinho do Slice para depois introduzir o saque spin.
Dicas Para Iniciantes no Saque
Certo, vou escrever algumas dicas para iniciantes no Beach Tennis.
Primeiro, vamos falar sobre o Footwork.
Existem dois tipos de perna: o Feedback e o Foot-up.
O Feedback é mais simples, basta colocar o pé direito na base do número um na areia e o pé esquerdo na cabeça do número um.
Já o Foot-up é para quem vem do tênis, onde você coloca o pé esquerdo na frente e joga o pé direito para trás. Depois é só agachar e saltar quando a bola vem.
Outra dúvida comum é sobre o lançamento da bola.
Para isso, um bom exercício é colocar a raquete no chão na linha dos pés e lançar a bola no meio das pernas. Tente acertar a raquete 10 vezes seguidas para treinar.
Ah, e a altura do lançamento é importante. Um bom truque é colocar a bola lá em cima no alambrado, na altura do meio-dia, e lançá-la na sua frente. Isso ajuda a entender onde lançar a bola.
E a preparação?
A cabeça da raquete pode estar voltada para a sua cabeça ou um pouquinho para fora. Depois de fazer a preparação e lançar a bola, é importante flexionar o cotovelo e estender o cotovelo após o contato com a bola.
Ah, e não esqueça de guardar a raquete na mochila após o lançamento. Isso ajuda o seu cérebro a entender o que fazer antes de bater na bola.
Para terminar, aqui vão algumas dicas para um saque infalível.
É importante jogar o cotovelo para a direita, mas isso só vai acontecer se você guardar a raquete na mochila antes.
E a terminação do saque é fundamental.
Traga a cara da raquete na sua frente e suba com ela após o contato com a bola. Pronto, essas são algumas dicas para iniciantes. Espero que tenham sido úteis!