Por mais incrível que pareça um jogo de beach tennis, a Federação Internacional de Tênis tem um conjunto exaustivo de regras de regulamentos em torno deste esporte.

Se você quiser entender como jogar beach tennis, aqui está um guia completo sobre as regras do beach tennis.

O beach tennis é um esporte que, como o nome obviamente sugere, é praticado nas praias, e tem como base o tênis, com traços de vôlei.

E com essa definição básica de beach tennis fora do caminho, vamos nos aprofundar no que prometemos anteriormente.

Quais são as regras do beach tennis?

As diretrizes básicas por trás de como jogar beach tennis incluem o seguinte. Vamos explicar cada um deles em detalhes abaixo também.

  • A largura da quadra é diferente para simples (4,5 metros) e duplas (8 metros). O comprimento para ambos permanece o mesmo em 16 metros.
  • A altura líquida é de 1,7 metros
  • Bolas de estágio 2 (laranja de baixa compressão)
  • Raquete sem cordas com comprimento e largura máximos de 55 cm X 30 cm
  • Melhor de três sets, precisa vencer seis games com diferença de dois para vencer um set. Outro desempate
  • O sistema de pontos tem amor, 15, 30, 40 e deuce como o tênis normal. Vencedor do próximo ponto após o empate vence o jogo
  • Qualquer receptor de saque pode devolver o saque de um servidor em duplas.
  • Os receptores podem ficar em qualquer lugar dentro ou fora das linhas na extremidade do receptor
  • Bola tocando a linha implica que a bola está na quadra delimitada por essa linha
  • Os saques serão alternados a cada dois jogos entre as duas equipes e cada jogador servirá uma vez a cada quatro jogos em um set
  • Nenhum segundo saque permitido, ou seja, em caso de falta, o ponto é ganho pela oposição
  • Let não será chamado se a bola bater na rede e cair do outro lado.

Agora vamos nos aprofundar nessas diretrizes básicas para as regras do beach tennis.

Como mencionado anteriormente, a ITF cuida do esporte de beach tennis, assim como o tênis e, por sua vez, também rege as regras e regulamentos do beach tennis. Para isso, eles têm um Comitê de Beach tennis que atua como os olhos e ouvidos do esporte em todo o mundo, mas mais vitalmente é responsável pelas regras e regulamentos.

Se necessário, este Comitê de Beach tennis faz recomendações para ajustar qualquer esporte ao Comitê de Regras de Tênis, que entra em contato direto com o Conselho de Diretores da ITF para fazer o mesmo. Aqui estão as regras do Beach Tennis explicadas em profundidade.

Quadra e Superfície de Jogo

O Beach Tennis tem uma quadra retangular, muito parecida com o tênis normal, com partidas de simples a serem disputadas com largura de 4,5 metros e partidas de duplas com 8 metros. O comprimento da quadra permanece em 16 metros de comprimento para simples e duplas. A rede utilizada para dividir a quadra fica no meio a uma altura mínima de 1,7 metros.

As linhas da quadra terão entre 2,5 e 5 cm de largura, exceto a linha de base que pode ter até 10 cm de largura.

Se essas linhas forem movidas durante o jogo, elas devem ser trazidas de volta à sua posição original antes do jogo recomeçar.

No que diz respeito à superfície de jogo, esta deve ser de areia nivelada e estar isenta de quaisquer objectos que possam vir a magoar os jogadores.

Bola de beach tennis

Bola de beach tennis

 

A bola utilizada no Beach Tennis é a Stage 2, bola laranja de baixa compressão que pode pesar entre 36 e 46,9 gramas, com diâmetro de 6 a 6,86 cm.

As trocas de bola serão feitas ao longo da partida, após um número pré-definido de jogos ímpares. Caso a bola seja quebrada durante o jogo, o ponto precisará ser repetido após uma troca na bola.

Confira aqui as melhores bolas.

Raquete de beach tennis

A superfície de rebatida de uma raquete de Beach Tennis não deve ter mais de 30 cm de comprimento e 26 cm de largura.

Seu comprimento total não deve exceder 50 cm, que é o comprimento de uma extremidade da alça até a ponta mais externa da cabeça. A espessura da raquete não deve ser superior a 38 mm.

Uma raquete não deve ser conectada a nenhum dispositivo de comunicação. Os jogadores precisam obviamente jogar com apenas uma raquete a qualquer momento e não podem usar uma raquete de cordas em nenhum momento.

Neste post, você saberá o ranking das melhores raquetes de beach tennis.

Como acontece a pontuação no Beach Tennis?

https://www.youtube.com/watch?v=v9Yxglm9N8g&ab_channel=Mr.Animate

A pontuação não é muito diferente do tênis normal, com partidas disputadas em melhor de três sets e cada set vencido por um jogador que vence seis jogos com uma diferença de dois. Se um set chegar a seis jogos, um desempate é jogado com o primeiro jogador ou equipe a atingir sete pontos com uma diferença de dois vencendo.

Enquanto a pontuação em um jogo não é muito diferente de um jogo normal de tênis em que pontuações de amor, 15, 30 e 40 são usados, não há conceito de Vantagem após Deuce; ou seja, o jogador ou equipe que ganhar o ponto depois de Deuce, ganha o jogo.

Servir e receber

Enquanto o saque e a recepção de simples acontecem da mesma forma que no tênis normal, o que difere é como o saque acontece no beach tennis de duplas.

O sacador pode sacar para qualquer lugar da quadra, e qualquer um dos jogadores adversários pode devolver o saque. Os membros da equipe de duplas receptoras também podem ficar fora da linha de base ou da linha lateral.

Enquanto os jogadores podem bater na bola transgredindo na área invisível acima da rede pertencente ao adversário, eles não podem pisar na área de jogo do adversário.

Os jogadores podem avançar para bloquear um saque, mas sem causar impedimento ao adversário, a bola cruzou a rede e o recebedor não toca em nenhuma parte da Zona de Retorno de Serviço Proibido até que a bola esteja em jogo do lado do sacador.

Os fins são alterados após o primeiro, terceiro e todos os jogos ímpares de todos os sets. No desempate as pontas são trocadas após o primeiro ponto e, a partir daí, a cada quatro pontos.

A bola permanece em jogo a menos que uma falta ou let seja marcado ou até que o ponto seja decidido.

Se uma bola toca a linha, considera-se que está dentro da quadra, enquanto se uma bola toca o poste da rede, o jogador ou equipe que a atinge perde o ponto.

O sacador terá que permanecer atrás da linha de base e dentro da linha lateral, e o saque é concluído quando o movimento de saque estiver completo, independentemente de o sacador acertar ou não a bola.

Não existem segundos serviços no Beach Tennis.

Uma falta de pé é marcada se um sacador mudar de posição andando ou correndo durante o saque ou tocar a linha de fundo ou a linha lateral ao fazê-lo.

No entanto, um servidor pode pular enquanto serve.

Caso alguma dessas regras de saque seja quebrada, é chamado de falta e o oponente ganha o ponto.

Não há let durante o saque, mas um let será chamado se a bola quebrar durante o jogo, ou um membro da equipe receptora não estiver pronto ou se alguma linha na superfície de jogo se soltar.


Fernando

Eu sou Fernando Todeschini, 46 anos e pai da Lu e do Gui. Comecei a jogar Beach Tennis quando a pandemia começou e nunca mais parei. Pelo menos, jogo umas 6 horas por semana (hahaha) Como pesquisei bastante, antes de começar a jogar nessa modalidade (antes eu jogaba tênis), tive a ideia de compartilhar minhas opiniões para ajudar os futuros jogadores de Beach Tennis!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.